Trabalhar com Comércio Exterior exige conhecer os detalhes de cada etapa do processo. Uma destas etapas é a definição de como transportar uma carga. A atenção na escolha do modal marítimo deve ser redobrada, já que um dos primeiros passos é definir como embarcar os produtos e essa definição geralmente fica entre as cargas FCL e LCL.
Contudo, para poder escolher a melhor opção, primeiro você precisa conhecer o que significa cada uma dessas siglas, saber quais são as suas vantagens e desvantagens, afinal, esta decisão irá afetar todo o fluxo do processo.
Se essas são as suas dúvidas, este texto vai lhe ajudar!
O que é FCL?
Full Container Load, mais conhecido como FCL, é o termo em inglês que define um container que é utilizado por um único destinatário.
Isso quer dizer que a carga do container inteiro é destinada a um único importador.
O que é LCL?
Less than a Container Load é o termo em inglês utilizado para definir quando um mesmo container é usado para transportar cargas de diferentes destinatários.
Este tipo de transporte é usualmente organizado pelo agente de cargas, o que significa dizer que os importadores e exportadores daqueles bens, embora utilizem o mesmo container, não têm relação entre si.
É uma ótima opção para ocasiões nas quais os custos para transportar uma carga em outro modal – como o aéreo – são muito altos, mas a carga não é grande o suficiente para preencher um container inteiro por si só.
O conhecimento de embarque e as cargas FCL e LCL
O conhecimento de embarque é o documento que tem como função acompanhar um embarque marítimo, modal utilizado para as cargas FCL e LCL.
Independentemente de qual seja o escolhido, haverá a emissão de um BL (Bill of Lading). Quando se tratar de uma carga LCL será emitido um documento desse para cada um dos importadores dividindo espaço de um mesmo container.
O conhecimento de embarque possui diversas informações, dentre elas a identificação do importador, do exportador e do transportador.
Além disso, identifica qual material está sendo transportado e as informações de peso e cubagem, local de saída e de destino, assim como a quem cabe a responsabilidade da desunitização do container – se será do importador, do exportador ou do transportador.
É, sem dúvidas, um dos principais documentos em uma operação de importação ou exportação.
Quais as diferenças de cargas FCL e LCL
Às vezes, os diversos termos que encontramos no Comércio Exterior podem parecer confusos e muito similares.
Então, para entendermos de forma clara e objetiva a diferença entre as cargas FCL e LCL, podemos fazer a analogia com uma viagem de carro.
O embarque através do FCL pode ser comparado à quando você viaja sozinho. Você pode usar todo o espaço do carro só para as suas malas, independentemente do tamanho delas, desde que caiba tudo nele. E tudo que está lá é seu. Não há divisão.
Mas isso também quer dizer que você será o responsável por pagar todas as despesas da viagem.
Já um embarque LCL se assemelha à quando você oferece uma carona. Ou seja, você e outra pessoa (ou mais pessoas) dividirão o espaço do mesmo carro e os custos da viagem.
O detalhe da analogia acima é que, em um embarque LCL, os custos dos transportes e taxas serão divididos proporcionalmente com base no peso e dimensões de cada uma das cargas armazenadas em um mesmo container.
Quais as vantagens e desvantagens em escolher cargas FCL e LCL?
Além de entender as diferenças entre cargas FCL e LCL é preciso saber quando é mais vantajoso para sua empresa utilizar cada opção. Afinal, esta é uma decisão que pode mudar a cada novo embarque.
FCL
O FCL traz a vantagem de o importador ter um relativo maior controle do processo.
Por ter um único destinatário não há a necessidade de aguardar para que aconteça a consolidação do embarque. Nem tem o risco de algum atraso porque outra carga caiu em canal vermelho, por exemplo.
Os custos do frete tendem a ser maiores em um transporte FCL. Porém, como o manuseio da carga é menor, inúmeras taxas deixarão de ser cobradas.
No que diz respeito às vantagens do FCL em relação ao LCL, em resumo, são o espaço, a menor influência de terceiros no andamento do processo e a agilidade na liberação – pois, naturalmente, não será necessário desunitizar o container no porto no momento da chegada da carga.
Outra vantagem é que um mesmo importador pode unificar carga de fornecedores diferentes em um mesmo container, desde que sejam da mesma origem, possibilitando um melhor planejamento logístico dos processos.
As desvantagens são o elevado custo do frete, custo esse que será suportado por um único importador, e a necessidade de tomar um cuidado maior com a logística até o destino final, inclusive a eventual obrigatoriedade do controle da devolução do container.
LCL
Já no que se refere ao embarque no formato LCL, as principais vantagens são:
- a redução dos custos, uma vez que as despesas são divididas proporcionalmente entre os diversos usuários do container, e
- a melhor logística no destino final, já que a carga precisa ser desunitizada ao chegar no porto. Assim, cada destinatário poderá prosseguir com a liberação de sua respectiva carga.
Uma grande desvantagem do LCL em relação ao FCL é que algumas taxas podem ficar mais elevadas por transportar cargas de diferentes origens e características, como no caso de cargas perigosas.
Dessa forma, o importador fica impossibilitado de evitar esse tipo de custo adicional, ou até mesmo se prevenir dele, uma vez que quem determina como o transporte LCL será dividido é quem está ofertando o frete, por exemplo, o agente de cargas.
A Titânia acompanha seu processo para que ele seja um sucesso de ponta a ponta
A escolha entre cargas FCL e LCL deve ser realizada baseando-se primeiramente nas características do produto a ser importado ou exportado. Depois, é preciso fazer uma análise dos custos envolvidos em cada uma das opções.
A Titânia é a parceira ideal para os seus negócios: com uma ampla experiência, podemos lhe ajudar a fazer as melhores escolhas nas mais diversas modalidades do Comércio Exterior.
Acesse nosso site e conheça as nossas soluções e os nossos projetos especiais, com os quais você poderá encontrar uma alternativa para reduzir os seus custos e otimizar toda a sua operação.